quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Procurando emprego na Austrália

Normalmente a busca por um emprego na área de IT começa pela busca no principal site de anúncios da Austrália Seek. A maioria das vagas disponíveis no mercado de IT na Austrália estão anunciadas lá, uma vez localizada uma vaga que se encaixe no teu perfil é só enviar o CV e esperar um contato da agência de recrutamento.
No Brasil já é possível encontrar este tipo de agências especializadas em encontrar profissionais com skills bem específicos, aqui este mercado já é bem maduro e normalmente eu diria que 90% das vagas só são anunciadas através de agências de recrutamento, o restante é anunciado pelos RHs das empresas grandes, normalmente multi-nacionais, que possuem todo um processo próprio de contratação.

Depois de enviado do CV para a agência eles irão escrutinar o teu CV e ver se realmente o perfil da vaga está alinhado ao teu perfil, se tudo correr bem o agente irá telefonar informando que você foi selecionado para a próxima etapa do processo. Caso contrário normalmente você receberá um email informando que outros candidatos eram mais qualificados e que a agência solicita tua autorização para manter teu CV na base de dados para futuras posições.

Passando do primeiro crivo da agência, pode ser que te chamem para uma entrevista na agência para conversar melhor e passar algumas dicas de como se comportar na entrevista, e depois normalmente você já será encaminhado para uma entrevista no cliente. Cada empresa então possuirá um processo de seleção diferente, porém a maioria irá fazer uma entrevista para ouvir e entender teu passado profissional e se gostarem de você irão te chamar para a próxima etapa, que também em geral consistirá de uma avaliação mais técnica, com provas de conhecimentos específicos na tecnologia relacionada a vaga e entrevistas com profissionais da equipe onde a posição está aberta.

Com sorte passando desta fase você já deverá receber um feedback formal sobre uma oferta de emprego.

Aqui na Austrália existem 2 formas de contratação em linhas gerais:
- Permanent: você será funcionário da empresa, semelhante aos termos da CLT no Brasil. Terá direito a férias, licença maternidade (até 1 ano)/paternidade(2-4 dias) (não remunerada), participação nos resultados (algumas empresas), outros benefícios só oferecidos para funcionários.

- Contractor: normalmente um contrato de tempo fixo (3,6,12 meses) onde você será pago por um período de tempo (hora/dia) trabalhado, não costuma incluir nenhum benefício, segue a política do: não trabalhou, não recebe! Costuma pagar um valor maior devido a ausência destes 'benefícios'.

Na Austrália a maior parte dos empregos exigem que sejam feita uma contribuição para o 'Super Annuation' que é a previdência social da Austrália, porém aqui funciona diferente do Brasil, pois o empregado/empregador contribui com 9% do seu salário para um fundo de investimento que é individual, ou seja, é o 'seu' dinheiro, ao invés do modelo brasileiro, onde o INSS recebe as contribuições numa conta comum e depois você tem que provar que trabalhou 'x' anos para receber uma 'merreca' por mês quando se aposentar. Aqui você poderá acessar o seu fundo de Super Annuation, a partir dos 60 anos de idade, recebendo pagamentos mensais, e partir dos 65 anos, poderá até mesmo sacar o valor integral do fundo. Ou seja pode ser uma boa fortuna depois de 30 anos investindo na sua aposentadoria.
Calcula-se que o patrimônio dos fundos de Super Annuation australianos sejam de 1.3 trilhões de doláres australianos, uma bela quantia né :)
Pode-se afirmar que o Super Annuation é equivalente aos planos complementares de previdência privada que existem no Brasil.

Mas porque estou falando de aposentadoria se este artigo é sobre emprego, bom a questão é que durante a negociação do salário, existem 2 formas de expressar o quanto vale uma determinada posição:

- Salário base: onde este é o salário anual bruto, importante discutir com o empregador se o Super (9%) será acrescido deste valor, pois se ele já estiver incluso estamos falando da segunda forma. Outros benefícios como participação nos resultados normalmente serão adicionais a este valor.

- Package: neste caso estamos nos referindo ao salário base + super (9%) + variável (bônus), ou seja este é o valor de tudo junto.

Espero que as informações ajudem a clarear as ideias de quem está pensando em vir pra cá ou que já está aqui mas não conhece bem como tudo funciona.